Mário Fonseca - Liderando a Transformação

Quem pratica astrofotografia, ou fotografia astronômica, dedica-se a tirar fotografias de objetos astronômicos como sol, lua, planetas, objetos de céu profundo (nebulosas, galáxias etc.), chuvas de meteoros, aurora boreal ou da Via Láctea.

Com tal finalidade, o fotógrafo pode usar uma câmera fotográfica normal ou modificada usando sua própria lente ou acoplada a um telescópio. Pode também utilizar uma câmera astronômica.

Algumas astrofotografias podem combinar o assunto com paisagens. É o caso da Lua e da Via Láctea.

Em um fórum de astrofotógrafos amadores, um participante perguntou como se fazia para começar na área. Um participante respondeu que era fazendo uma segunda hipoteca de sua residência... Outro participante respondeu que a melhor forma de começar era comprando um binóculo e aprendendo a conhecer o céu. Sábio conselho, mas que não vale para pessoas ansiosas como eu e que, além disso, vivem em uma cidade onde raramente tem-se noites sem nuvens. O hobby astrofotografia pode realmente ser caro, mas é possível fazê-lo com equipamentos que você já possui e mesmo vivendo em uma cidade com alta poluição luminosa.

Sou astrofotógrafo iniciante, mas fico feliz com os resultados que obtenho. Você pode obter resultados melhores. Meu objetivo, com os textos que pretendo escrever sobre astrofotografia, é o de reduzir o tempo que você vai gastar aprendendo o básico e não cometendo os mesmos erros que eu.

Abaixo uma das minhas primeiras fotos da Via Láctea tirada próximo à Bragança Paulista com uma câmera Sony A6500 lente Sigma 16mm F/1.4 ISO 400 com tempo de exposição de 3s.

.MilkWaystar recomposition result

Na noite em que tirei a foto não era possível ver, a olho nú, a posição da Via Láctea. Tive que ir na tentativa e erro e utilizar um aplicativo no celular para ver a posição aproximada dela.

A foto a seguir foi tirada no Deserto do Atacama com uma câmera Sony A6500 lente Sigma 16mm F/1.4 ISO 800 com tempo de exposição de 8s.

ATA00085 Editar2

A foto abaixo é da Nebulosa de Órion (M42). Também aparece na foto a nebulosa conhecida como Running Man. Tirada em Bragança Paulista com uma câmera Sony A6500 lente Sigma 16mm F/1.4 ISO 400 com tempo de exposição de 3s.

OrionNebulaBZcarnaval

Obtive resultados, não muito diferentes, da sacada de meu apartamento em São Paulo.

A foto da Galáxia Andrômeda (M31) foi tirada em Barcelona.

AndromedaPSstar recomposition result

As duas últimas fotos são na realidade a combinação (empilhamento) de centenas de fotos, pois a luminosidade, tanto da Nebulosa de Órion quando da Galáxia Andrômeda, é muito pequena para uma câmera fotográfica digital. Este processo deve ser explicado em outro artigo.

Com um pequeno telescópio e uma pequena câmera astronômica consegue-se fotos como esta dos Pilares da Criação na Nebulosa da Águia. 

M16star recomposition result

Os Pilares da Criação ficaram famosos com uma foto to telescópio Hubble. Evidentemente esta foto não é de nenhuma forma comparável à do Hubble, mas eu acho fantástico poder capturar imagens como essa do terraço de meu apartamento em São Paulo. Os Pilares da Criação estão em uma região na Nebulosa da Águia a cerca de 6.500 anos luz da Terra composta de gases (hidrogênio molecular) e poeira onde novas estrelas estão sendo formadas.

Você encontrará em grupos do Facebook, dedicados à astrofotografia, fotos muito melhores do que as minhas, mas creio que as aqui expostas podem servir de incentivo para você fazer melhor. Nenhuma das fotos requereu equipamentos caros ou tomou muito tempo para obtê-las. Muitas fotos são obtidas após dezenas de horas de captura. A foto dos Pilares da Criação levou 50 minutos de captura (eu assisti um programa de televisão enquanto o telescópio capturava a imagem).

Alguns vídeos muito úteis no Youtube:

ANDROMEDA GALAXY with only a Camera, Lens, & Tripod

Orion Nebula WITHOUT a Star Tracker or Telescope, Start to Finish, DSLR Astrophotography

Canal Nebula Photos

Canal AstroBackyard

Alguns grupos dedicados à astrofotografia no Facebook:

Budget Astrophotography

Astrophotography for beginners

Learning Astrophotography

Astrofotografia Amadora